Aprovação planos de tratamento

4 dicas para facilitar a aprovação dos planos de tratamento

Uma grande dificuldade que as clínicas dentárias enfrentam é a aprovação dos planos de tratamento.

São vários os fatores que levam à rejeição dos planos, tais como o custo total do plano, o desconhecimento sobre os procedimentos ou benefícios, a ansiedade e medo da dor ou a duração do plano que implica várias visitas quando os pacientes têm pouco tempo disponível.

Neste artigo, partilhamos quatro estratégias para ajudá-lo a melhorar a aprovação dos planos de tratamento da sua clínica.

1. Comunique claramente as vantagens dos tratamentos

Procure usar uma linguagem simples e acessível, que seja adequada ao conhecimento e idade do paciente. Descubra as principais motivações para o paciente ter visitado a clínica e use isso a seu favor quando estiver a focar os benefícios do tratamento.

Fale com calma e garanta sempre que o paciente está a perceber a sua explicação. Envolva-o na conversa. Não desvalorize os seus receios e assegure-o de que tudo correrá bem.

Se possível, utilize suportes visuais como Raios-X ou imagens intraorais e guie o paciente sobre o estado atual da sua boca. Quando ele visualiza o que está errado, é mais fácil para ele aceitar a solução proposta.

2. Partilhe casos de sucesso

Mostrar o antes e depois de casos parecidos ao do seu paciente, ajudam a credibilizar a sua capacidade e a qualidade da própria clínica, fazendo o paciente sentir-se mais confiante quanto ao sucesso do tratamento.

3. Ofereça várias alternativas de pagamento

Como mencionado, o custo é dos principais motivos que leva um paciente a não aceitar o plano de tratamentos. Nesse sentido, deve oferecer várias hipóteses de pagamento para que o esforço financeiro do paciente seja menor.

  • Divisão do pagamento em mais mensalidades;
  • Opções de financiamento com financeiras;
  • Convenções com diferentes seguradoras, etc.

4. Faça o follow up da consulta

Caso não consiga obter o sim no próprio dia, dê tempo ao paciente para pensar sobre o assunto e volte a contactá-lo uns dias mais tarde. Seja persistente, sem ser demasiado insistente. Se por acaso não conseguir fechar a aprovação, tente perceber o porquê de forma a corrigir da próxima vez.

Conclusão

Aumentar a aprovação dos planos de tratamento é uma das formas mais fáceis de aumentar a produção da clínica. Com estas dicas, certamente, terá melhores resultados neste processo. Se tiver outras dicas, partilhe connosco nos comentários.

Leave a Comment