6 benefícios de usar um scanner intraoral na consulta

Hoje em dia, há cada vez mais dentistas a recorrerem a scanners intraorais em vez dos métodos de impressão mais tradicionais.

Para fazer uma impressão dentária, o paciente tinha de aguardar com alginato ou silicone na boca, o que causava desconforto, mau sabor ou até reflexos de vómito.

Atualmente, este processo está a ser substituído e digitalizado através dos scanners intraorais, que capturam a imagem, dimensão e características de cada dente rapidamente e sem erros.

Neste artigo falamos dos principais benefícios dos scanners intraorais tanto para a clínica como para o paciente.

1. Maior conforto para os pacientes

Como mencionado, uma das maiores vantagens deste novo método é a melhor experiência para o paciente. Sem qualquer desconforto e com toda a segurança, uma vez que o scanner não emite radiação.

Este tipo de atendimento leva a que o paciente saia da clínica mais satisfeito e com que haja mais probabilidades de ele recomendar os seus serviços a outras pessoas.

2. Maior precisão e redução de erros

O processo tradicional levava a que muitas vezes fosse necessário repetir o molde para fazer ajustes no mesmo. Com os scanners intraorais consegue visualizar em tempo real o molde e fazer as melhorias necessárias no momento.

Aliás, estes dão-lhe indicações sobre o nível de precisão da digitalização que fez e avisam caso seja necessário repetir uma área para conseguir um detalhe mais pormenorizado.

3. Aumento da aprovação dos planos de tratamento

Outra das grandes vantagens é o aumento da aprovação dos planos de tratamento, uma vez que o paciente sente-se mais envolvido no processo.

Além do fator “wow” do paciente conseguir visualizar a sua boca em tempo real, este também percebe mais facilmente o estado em que está e o que necessita de ser melhorado e tratado. Assim sendo, é mais fácil para ele dizer que sim ao tratamento.

Outro benefício é o facto de a sua clínica ser percecionada como sendo mais moderna, proporcionando uma experiência mais positiva.

4. Comunicação instantânea com o seu laboratório parceiro

Os scanners criam ficheiros digitais que, como tal, podem ser facilmente partilhados com os seus laboratórios parceiros.

Basta enviar o ficheiro após a consulta e o laboratório pode começar imediatamente a trabalhar nos moldes, evitando todo o processo de envio e os custos associados. É uma troca de informação mais rápida, direta e menos dispendiosa.

5. Prática dentária mais sustentável

A sustentabilidade tem sido uma preocupação cada vez mais presente na Medicina Dentária. Este tipo de tecnologia é muito mais sustentável, pois evita o desperdício dos materiais utilizados nos moldes e dos materiais de envio para os laboratórios.

Além disso, as pontas dos scanners podem ser reutilizadas várias vezes, já que podem ser desinfetadas através do sistema autoclave.

6. Redução de custos

A longo prazo, o investimento do scanner intraoral compensa bastante. Por um lado, reduz os custos associados a materiais, desinfeção e envios para os laboratórios. Por outro lado, aumenta as taxas de aprovação e consegue fazer o scan rapidamente, o que liberta tempo para que possa atender mais pacientes.

Conclusão

Em suma, os scanners intraorais estão cada vez mais acessíveis, versáteis e fáceis de usar e fazem toda a diferença no atendimento dos pacientes.

Na Imaginasoft disponibilizamos vários scanners intraorais de diferentes gamas e intervalos de preço e todos integram perfeitamente com o seu software de gestão clínica NewSoft DS para garantir o melhor workflow clínico possível.

Contacte-nos, sem qualquer compromisso, em info@imaginasoft.pt para descobrir o scanner que melhor se adequa às necessidades da sua clínica.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.