7 ações para apoiar os seus pacientes no acesso aos cuidados de saúde em 2023

A inflação tem sido o assunto do dia nos últimos meses. O aumento do custo de vida e da maioria dos bens e serviços pode também influenciar a possibilidade de os seus pacientes acederem aos cuidados de saúde oral e manterem um cuidado regular.

Assim, é importante a sua clínica estar ciente deste problema e tomar medidas para ajudar os seus pacientes a enfrentar estes desafios. No artigo de hoje partilhamos algumas dicas sobre como a sua clínica dentária pode ajudar os pacientes a lidar com o agravamento da inflação e facilitar o seu acesso aos cuidados de saúde.

1. Ofereça opções de financiamento flexíveis

Ofereça opções de financiamento flexíveis para ajudar os pacientes a pagar pelos tratamentos dentários. Isto pode incluir a oferta de financiamento interno, a aceitação de cartões de crédito ou a parceria com entidades financeiras para fornecer aos pacientes facilidades de pagamento, com juros baixos ou sem juros.

2. Colabore com as seguradoras

Trabalhe com seguradoras para ajudar os pacientes a maximizar os seus benefícios e minimizar as suas despesas. Aqui pode considerar a inclusão de estimativas detalhadas dos custos do tratamento quando cria o Plano de Tratamento e respetivo orçamento.

3. Eduque os pacientes sobre a importância do tratamento e a relação custo/benefício

Explicar ao paciente os benefícios do tratamento e a sua importância, assim como os respetivos custos ajuda-o a tomar decisões mais informadas e perceber as vantagens de investir na saúde oral a longo prazo.

Neste processo, pode recorrer, por exemplo, à utilização de vídeos, brochuras ou até diretos de Perguntas e Respostas nas suas redes sociais.

4. Utilize a tecnologia para reduzir custos

Tire proveito da tecnologia como forma de reduzir custos e melhorar a eficiência da clínica. O uso de equipamentos de radiologia digital, scanners intraorais ou impressoras 3D são alguns dos investimentos que compensam a médio prazo, pois facilitam o processo de diagnóstico e exponenciam a produtividade da clínica.

Contacte-nos em info@imaginasoft.pt caso tenha interesse em conhecer as nossas soluções em Radiologia Digital e Imagem Médica.

5. Considere oferecer condições especiais

Crie campanhas em determinados serviços e tratamentos ou durante um período de tempo específico.

Estas ações podem ser uma boa forma de se destacar e angariar mais pacientes e podem funcionar também como um incentivo para os seus atuais pacientes realizarem tratamentos que talvez estivessem a adiar.

6. Crie packs de serviços

Ofereça packs de serviços com melhores condições. Pode agrupar tratamentos mais comuns (ex.: destartarização e branqueamento). Estas oportunidades podem ajudar os pacientes a economizar dinheiro e incentivá-los a agendar consultas regulares.

7. Crie um programa de fidelização

Aposte em estratégias de fidelização que recompensem os pacientes pela sua assiduidade.

Aqui pode incluir a oferta de descontos ou recompensas a cada x visitas ou a oferta de vantagens quando o paciente referencia a clínica a amigos ou familiares. Acaba por ser uma situação em que ganha a clínica e ganha o paciente.  

Conclusão

É importante entender que a situação financeira de cada paciente é diferente e oferecer várias opções ajuda a garantir que todos têm acesso aos cuidados que precisam.

Desta forma, a sua clínica consegue ajudar os pacientes a fazerem face ao agravamento da inflação, sem descuidarem a sua higiene e saúde oral.  Se tiver mais sugestões de ações que podem ajudar, partilhe connosco.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.