A importância dos consentimentos informados

Na Saúde os médicos fazem diagnósticos e propõe tratamentos que o paciente pode ou não aceitar. Para o processo começar, o paciente tem de dar o seu consentimento.

O ePortugal define consentimento informado como “a autorização esclarecida prestada pelo utente antes da submissão a determinado ato médico, qualquer ato integrado na prestação de cuidados de saúde, participação em investigação ou ensaio clínico. Esta autorização pressupõe uma explicação e respetiva compreensão quanto ao que se pretende fazer, o modo de atuar, razão e resultado esperado da intervenção consentida.”

O consentimento funciona como uma expressão ética e legal dos direitos da pessoa serem respeitados. Além disso, não obter o consentimento do paciente pode deixar o médico vulnerável a queixas e processos, caso aconteça alguma coisa.

Assim, os consentimentos precisam de ser assinados pelo paciente e, preferencialmente, pelo médico também, sendo depois guardados no Processo do Paciente.

Antes, este processo exigia a impressão do consentimento e assinatura do paciente, sendo depois este documento guardado no processo físico do paciente ou digitalizado para ser guardado no seu software de gestão clínica. Hoje em dia pode usar um tablet para obter a assinatura dos seus pacientes, comunicando este diretamente com o seu software.

Conheça a App Tablet NewSoft DS

Além da assinatura dos consentimentos informados, a App Tablet permite também a digitalização dos questionários da Anamnese e outros questionários que deseje parametrizar.

Passar a informação do papel para o digital traz várias vantagens:

  • Em primeiro lugar, permite a integração com o NewSoft DS, pois a informação fica guardada na Ficha de Paciente para acesso e consulta sempre que necessário.
  • Em segundo lugar, os dados do paciente ficam mais seguros, graças aos backups regulares do software.
  • Em terceiro, reduz os erros humanos, pois não há a possibilidade de não perceber a letra do paciente ou do médico, nem de o paciente passar uma pergunta à frente sem querer.
  • Em quarto lugar, otimiza o trabalho administrativo e reduz custos em papel e impressão, tornado a sua clínica mais sustentável.
  • Finalmente, em quinto e último lugar, torna a experiência do paciente mais dinâmica e interativa, sendo a clínica percecionada como uma clínica moderna e tecnológica.

Conclusão

O preenchimento de consentimentos informados faz parte do dia-a-dia de qualquer clínica. Facilite este processo com a App Tablet NewSoft DS. Agende a sua demonstração em info@imaginasoft.pt

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.