Mulher-feliz-na-cadeira-do-dentista

Como conquistar novos pacientes?

O grande objetivo de uma clínica é fidelizar os seus pacientes e continuar a conquistar novos. Desde o primeiro contacto antes da consulta, até depois de o paciente ter saído da clínica, há uma série de fatores que influenciam a sua satisfação.

Neste artigo vamos explorar alguns dos aspetos que contribuem para uma experiência do paciente ainda mais positiva.

1. Atendimento de qualidade

O atendimento faz toda a diferença na forma como a clínica é vista pelo paciente. Existem 3 grandes momentos no atendimento: antes, durante e após a consulta.

Antes da consulta:

Nesta fase é importante que o paciente consiga comunicar rapidamente com a clínica para esclarecer qualquer dúvida, sem ter de esperar muito tempo por uma resposta.

Além do e-mail geral, se a clínica tiver redes sociais, deve verificar todos os dias as suas caixas de mensagens. Se o meio mais utilizado for o telefone, garanta que a chamada é atendida rapidamente e que este não tem de ligar várias vezes.

Ainda durante este processo de decisão, o assistente deve ser preocupado, atencioso e claro. Deve esclarecer todas as questões para que o paciente não sinta depois que algo não correu de acordo com a sua expectativa.

Relembrar os pacientes da sua consulta no dia anterior, seja por chamada ou mensagem, demonstra preocupação e também contribui para uma experiência mais positiva.

Durante a consulta:

No dia da consulta, tenha em atenção o tempo de espera do paciente na receção. Tempos de espera demasiado longos afetam a satisfação de qualquer pessoa. Também nesta fase, é de realçar a importância de uma sala de espera adequada. Esta deve ser acolhedora, confortável e apropriada ao fluxo de pacientes da clínica.

Já na consulta em si, o médico deve humanizar o tratamento, ou seja, responder às perguntas do paciente, tranquilizar as suas preocupações e mostrar apoio e empatia.

Após a consulta:

Depois da consulta, sobretudo em pacientes novos que tiveram a sua primeira consulta, a clínica deve contactá-los para agradecer a sua preferência e avaliar o seu grau de satisfação.

Este cuidado ajuda o paciente a sentir-se especial e demonstra vontade de melhorar por parte da clínica. Quanto mais satisfeito este estiver, mais provável será de recomendar a mesma a familiares e amigos.

2. Gestão otimizada

Como já mencionamos em artigos anteriores, ter um software de gestão ajuda a melhorar os processos internos da clínica e o atendimento do paciente.

Entre muitas vantagens, um software liberta tempo dos colaboradores para outras tarefas, já que muitas funções passam a ser automatizadas.

Desde o agendamento de consultas, passando pela comunicação com os pacientes, elaboração de relatórios e gestão de faturas e honorários, é tudo simplificado. Aproveite para conhecer o NewSoft DS – o nosso software de gestão clínica.

3. Marketing Digital

Procure tornar-se uma referência na sua área. Uma das estratégias que ajudam a construir autoridade e a promover a sua clínica é o uso dos canais digitais. Isto significa que tem de criar conteúdo. Veja o nosso artigo sobre como aplicar uma Estratégia de Marketing eficaz na sua clínica.

Crie um website apelativo para a clínica com um blog institucional e aposte nas redes sociais e no e-mail marketing.

Alguns exemplos:

  • Faça diretos a responder às dúvidas mais frequentes dos pacientes;
  • Dê dicas de boa saúde oral e bons produtos no mercado;
  • Partilhe casos de sucesso;
  • Partilhe testemunhos de pacientes satisfeitos;
  • Demonstre o processo dos tratamentos com comparações do “Antes” e “Depois”;
  • Promova pequenos marcos da clínica (aniversários e dias comemorativos);
  • Crie eventos e open days;
  • Fale de feiras, conferências, exposições ou palestras em que a clínica ou algum dos médicos esteja envolvido;
  • Apresente novos tratamentos;
  • Divulgue promoções; etc.

Além disso, convide os pacientes a deixarem reviews no Google e na sua página de Facebook para credibilizar a clínica e ajudar outros pacientes a tomarem a sua decisão.

Concluindo…

Todos estes aspetos contribuem para uma experiência mais positiva dos seus pacientes atuais e ajudam-no a conquistar novos pacientes. O word-of-mouth ou o “passa-palavra” tem uma influência incrível na decisão de compra das pessoas, seja de produtos ou serviços.

Para um consumidor, nada tem tanta credibilidade como a recomendação de um amigo ou familiar que o conhece bem. Neste caso, pacientes satisfeitos partilham a sua experiência positiva e recomendam a clínica a outras pessoas, funcionando como verdadeiros embaixadores da marca.

Esperamos que tenha gostado do artigo e que este o ajude a conquistar novos pacientes. Se achou interessante, não deixe de comentar e partilhar.

1 thought on “Como conquistar novos pacientes?”

  1. Pingback: 6 razões para pedir reviews aos seus pacientes - Blog Imaginasoft

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.