Gerir uma equipa clínica à distância

Como gerir uma equipa clínica à distância?

Nos últimos dois anos, o trabalho remoto passou a ser uma realidade de inúmeros trabalhadores em diferentes áreas. Apesar de ser cada vez mais normal, há várias áreas que são mais difíceis de gerir desta forma. A Medicina Dentária é uma delas.

Neste artigo, partilhamos 5 conselhos para ajudá-lo a gerir a sua equipa clínica à distância.

1. Acesso Remoto

Hoje em dia, qualquer clínica dentária utiliza um software de gestão clínica, que é o centro de todas as operações da clínica. Por isso mesmo, é necessário que no caso de estar em regime híbrido ou remoto consiga trabalhar à distância e aceder às informações do seu software.

No NewSoft DS consegue fazê-lo se subscrever o serviço Cloud. Com o NewSoft Cloud Service pode consultar a sua agenda, editar marcações, fichas de paciente, atualizar o Odontograma, criar Planos de Tratamento, analisar relatórios e muito mais.

Deixa de ter a limitação de ter de utilizar os computadores da clínica onde o NewSoft está instalado e passa a ter total controlo de onde, como e quando aceder. Ou seja, acaba por ter as vantagens das duas tecnologias: o nível de detalhe de um software on premise mais completo e a mobilidade e segurança da cloud.

Saiba mais sobre o NewSoft Cloud Services neste artigo.

2. Planeamento delegação de tarefas

Uma parte extremamente importante do trabalho remoto é a organização, planeamento e delegação de tarefas. Todos os membros da equipa devem saber exatamente o que é esperado deles e os prazos para fazerem o trabalho.

Dividir o trabalho de forma equilibrada ajuda todos os colaboradores a desempenharem as funções de forma eficiente e ao mesmo tempo a manterem um balanço saudável entre a vida profissional e pessoal.

3. Utilização das tecnologias disponíveis para comunicação à distância

Manter uma comunicação regular é outra das chaves para que este regime de trabalho funcione. Utilize ferramentas que facilitam a colaboração à distância. No NewSoft tem o chat, que pode usar para falar com os membros da sua equipa. Conheça o nosso chat neste artigo.

Outras ferramentas úteis podem ser o Google Docs, Slack, Microsoft Teams, Zoom ou Trello. No entanto, tenha atenção à segurança das informações dos seus pacientes na partilha de documentos nestas plataformas.

Além disso, implemente o hábito de terem pequenas reuniões por videochamada no início do dia para estar a par das tarefas que todos têm de desenvolver. Entre 15 e 30 minutos deve bastar.

4. Análise dos dados

Mesmo à distância, pode e deve analisar os dados do funcionamento da clínica. As consultas marcadas por cada médico (se a sua clínica fizer consultas à distância pode fazer sentido analisar quantas foram neste regime e quantas foram presenciais), faltas de pacientes e faturação são alguns dos dados de interesse.

Veja também o nosso artigo sobre “A importância da análise de dados para uma boa gestão clínica”.

5. Reconheça a performance dos colaboradores

Reconhecer e valorizar o esforço dos colaboradores é uma forma de motivá-los a continuar a desenvolver um bom trabalho. Faça críticas positivas ou construtivas. Dê feedback e refira quando as coisas não correram bem, mas também quando o resultado foi positivo.

Pode aproveitar para ler o nosso artigo sobre como manter a sua equipa clínica motivada.

Conclusão

A pandemia veio revolucionar o funcionamento das clínicas médicas e dentárias. O digital passou a estar muito mais presente e o trabalho remoto passou a ser possível em situações específicas.

Se precisar de gerir a equipa à distância, aposte nas nossas sugestões e facilite esta transição e a motivação de todos os colaboradores.

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