Menino-com-o-dentista-no-consultório

Como melhorar a experiência das crianças na sua clínica?

Levar os filhos às consultas pode ser um verdadeiro desafio. Quando se trata de uma consulta no dentista, muitas vezes, a dificuldade é ainda maior.

Atender uma criança é muito diferente de atender um adulto e exige um cuidado especial. Neste artigo partilhamos um conjunto de conselhos que, enquanto médico, pode implementar no seu consultório para melhorar a experiência das crianças e facilitar a tarefa dos pais.

Crie um espaço infantil na sala de espera

Se a sua clínica atender um número elevado de crianças, faz todo o sentido criar uma área especificamente dedicada ao conforto destas.

Distinga claramente essa área do resto da sala de espera. Aposte numa decoração mais colorida e infantil. Além de ajudar a descontrair a criança ainda antes da consulta, consegue que ela associe a clínica a um espaço divertido, em vez de estranho ou assustador.

Coloque materiais didáticos como, por exemplo, legos e livros infantis. Disponibilize folhas brancas e imagens para colorir com canetas e lápis de cor.

Pode até decorar esse espaço com os desenhos dos pequenos pacientes e fotografias das crianças felizes após o tratamento.

Adapte a linguagem

Por outro lado, muitas vezes as crianças têm medo porque não percebem o porquê de estarem na consulta e não sabem o que vai acontecer. É fundamental tranquilizá-las e adaptar a linguagem para que percebam que não há motivos para ter medo.

  • Não apresse a consulta e deixe a criança sentir-se à vontade e analisar o espaço à volta.
  • Faça contacto visual e procure explicar de forma simples e didática todo o processo.
  • Avise a criança antes de iniciar o tratamento e prepare-a para qualquer desconforto ou barulho estridente que vá surgir.
  • Se ela trouxer consigo algum brinquedo, fale sobre o mesmo e faça perguntas para a distrair da situação.

Torne a consulta divertida

Se as crianças forem o principal público da sua clínica, aposte em batas diferentes da típica bata branca. Adicione pins ou outros enfeites.

Além disso, utilize bonecos como super heróis ou a Fada dos Dentes para tornar a explicação dos tratamentos mais interessante e captar a atenção dos pequenos pacientes. Também pode mostrar pequenos vídeos explicativos tipo desenho animado, criados especialmente com as crianças em mente.

Recompense o bom comportamento

Além de elogiar a criança no final, dando-lhe confiança para uma próxima consulta, ofereça-lhe um pequeno mimo de recompensa.

Aqui a escolhas são várias: chupas sem açúcar; autocolantes; brinquedos relacionados com o consultório e a saúde oral; um kit de higiene oral; entre outras possibilidades.

Esta recompensa ajuda a criança a perder o medo das consultas e consegue mesmo deixa-las entusiasmadas para uma próxima consulta.

Esperamos que tenha gostado do artigo. Ao implementar estes conselhos, temos a certeza que vai conseguir melhorar a experiência dos mais pequenos na sua clínica. Se tiver mais dicas que queira partilhar, deixe nos comentários.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.