Médico-a-usar-o-computador-proteção-de-dados

5 dicas para tornar os dados da sua clínica mais seguros

A proteção dos dados da sua clínica é uma preocupação constante. Com o Regulamento Geral para a Proteção de Dados (RGPD) a responsabilidade na proteção dos dados dos pacientes é ainda maior e a sua segurança deve ser uma prioridade.

Qual o principal problema?

Atualmente, um dos maiores perigos que as clínicas enfrentam na proteção de dados é a tendência crescente dos ataques de vírus “ransomware”. Este tipo de malware é instalado nos computadores da clínica sem o seu conhecimento e bloqueia remotamente todos os acessos ao computador.

Depois o pirata informático informa os utilizadores que só terão novamente acesso caso paguem um “resgate”. No entanto, o que acontece muitas vezes é o pirata não devolver os acessos, entregar a informação codificada ou até eliminá-la, mesmo nos casos em que o valor é pago.

Assim sendo, é cada vez mais importante melhorar as defesas da sua clínica. Para isso, há algumas medidas básicas. que pode tomar para tornar os dados da sua clínica mais seguros.

Como aumentar a proteção dos meus dados?

1. Atualize os seus softwares

Não atualizar os seus softwares e continuar a usar versões desatualizadas, deixa o computador mais vulnerável a ataques. As versões desatualizadas permitem mais facilmente o acesso do pirata informático, daí ser tão importante ter as últimas versões dos softwares para prevenir qualquer falha de segurança.

2. Utilize softwares antivírus

Utilize softwares antivírus e aposte numa firewall robusta para fazer o controlo do fluxo de dados e impedir o acesso de conteúdo malicioso, antes de ser feito qualquer dano.

Existem firewalls de hardware e de software. O seu router provavelmente já vem equipado com alguma aplicação de firewall, ou seja, uma firewall de hardware. No entanto, se aceder aos dados noutro local fora da sua clínica já não está protegido. Por esse motivo, é importante ter uma firewall de software que faça esse controlo mesmo quando está ligado a outras redes.

3. Faça backups dos dados

Ter uma cópia dos seus dados, seja num dispositivo externo (ex.: disco externo) ou na cloud é outra das regras de ouro.

Isto é importante não só para estar mais protegido de ataques informáticos, mas também para reaver a informação, caso o seu computador avarie.

Por exemplo, se usar o NewSoft DS, os seus dados estão guardados nos nossos servidores e pode reavê-los, se acontecer alguma coisa. As bases de dados do sistema são automaticamente armazenadas em multicamada, e de forma independente, em dois DataCenters Europeus, possibilitando a recuperação imediata.

4. Utilize passwords mais fortes

Um dos erros mais comuns é utilizar passwords básicas, que não cumprem os requisitos de segurança. Outro erro é utilizar a mesma password para todos os dispositivos e logins.

Utilize passwords diferentes, especialmente para fazer o login no seu e-mail. Escolha passwords compridas e que utilizem letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais.

5. Não aceda a websites ou e-mails suspeitos

Tenha atenção aos sites a que acede nos computadores da clínica. Verifique se os sites começam por “https://” em vez de “http://”. Parece uma diferença pequena, mas o “s” tem a ver com um certificado de segurança e privacidade que os websites têm. Sites que não têm esta certificação são considerados inseguros e o melhor é não arriscar visitá-los.

Além disso, tenha cuidado com os websites em que insere os seus dados bancários e aos links dos e-mails. Os esquemas de phishing (tipo de fraude para enganar o utilizador e roubar informações confidenciais) estão cada vez mais sofisticados.

Muitas vezes os e-mails suspeitos são enviados como se fossem em nome do seu banco, redes sociais e marcas nas quais confia. Esteja atento a qualquer pormenor estranho, aos cumprimentos genéricos em vez do seu nome e a URLs suspeitos dentro do e-mail.

Em dúvida, não abra o e-mail e contacte diretamente o suposto remetente para confirmar que foram mesmo eles a enviar a comunicação.

Esperamos ter ajudado a tornar o seu computador e os dados da sua clínica mais seguros. Se tiver interesse em saber mais sobre o NewSoft DS e o backup dos dados no software, fale connosco.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top