Rececionista a preencher a ficha de paciente newsoft ds

Conheça a Ficha de Paciente do NewSoft DS

A Ficha de Paciente do NewSoft DS contém toda a informação pessoal e clínica do paciente. É aqui que são guardados todos os momentos de interação entre a clínica e o paciente.

Aliás, muitas das funcionalidades do NewSoft DS estão ligadas à Ficha de Paciente e podem ser acedidas diretamente através desta.

Neste artigo falamos sobre tudo o que consegue fazer nesta área, para que tire o maior proveito possível desta funcionalidade do NewSoft DS.

Registo de informações pessoais do paciente

Em primeiro lugar, quando a clínica recebe um novo paciente tem de criar uma Ficha de Paciente para este.

Em situações em que é feita uma primeira marcação por telefone, por exemplo, é criada uma Ficha de Paciente Temporária (de acordo com as leis de Proteção de Dados). Quando o paciente comparecer para a primeira consulta, esta ficha é preenchida e passa a ser permanente.

Na Ficha de Paciente são preenchidas as informações pessoais comuns. Considera-se o nome, data de nascimento, morada, NIF, Número de Telefone, E-mail, Convenções a que o paciente esteja associado entre outros dados.

Pode ainda ir mais longe e associar a família do paciente à sua ficha, caso este tenha mais membros a frequentar a clínica.

Registo da Anamnese

Nesta área também consegue consultar diretamente o Questionário da Anamnese para confirmar alergias, estados fisiopatológicos e a medicação frequente do paciente.

Histórico de Consultas

Permite-lhe visualizar o histórico de consultas do paciente. Pode ainda visualizar o histórico dos médicos que efetuaram tratamentos para o paciente em questão e os comentários anotados por estes (sobre o tratamento, medicamentos, etc.).

Odontograma do paciente

A partir da Ficha de Paciente consegue aceder ao Odontograma e visualizar a evolução dos tratamentos do paciente. Aqui o médico tem o registo do estado de cada dente e da boca, os tratamentos efetuados e os planos de tratamento.

Orçamentos

Neste menu tem a possibilidade de consultar todos os orçamentos criados, quer estejam em estudo, tenham sido aprovados ou não ou até já estejam concluídos.

Faturação de atos médicos

Possibilita a faturação dos tratamentos realizados no paciente, bem como a definição de “Convenção”, “Médico”, “Empresa” e “Centro de Custo”.

Na Conta-Corrente analisa os valores pagos e os valores em falta. É aqui que consulta a forma de pagamento do paciente, número de prestações acordadas e outras informações relevantes.

Também pode utilizar esta área para passar faturas/recibos dos valores faturados que ainda não tenha emitido.

Impressão de documentos

Outra funcionalidade deste menu é a possibilidade de imprimir diretamente atestados médicos, justificações de faltas, relatórios de exames Radiológicos, cartões de lembretes de consultas, recomendações para o paciente, entre outros documentos.

Outras funcionalidades:

  • Pesquisa automática de pacientes – Através do nome, código de Paciente, número de telefone ou número de Cartão de Cidadão;
  • Eliminação de pacientes duplicados, temporários e com indicação de falecimento;
  • Arquivo de imagens e documentos, incluindo todos os exames radiológicos que o paciente tenha realizado;
  • Acesso aos consentimentos informados;
  • Definição de Paciente “Normal” ou de “Risco” – Permite indicar se um paciente representa algum risco, ou se deverá ter algum cuidado especial (ex.: paciente em cadeira de rodas ou paciente idoso que necessita de maior assistência). No entanto, por defeito os pacientes não são considerados de risco.
  • Preenchimento da Ficha de Risco – Questionário que avalia o risco do paciente numa escala de I a IV, em que o primeiro nível indica que se trata de um paciente saudável e o último nível significa que o paciente é portador de uma doença que poderá ser fatal.
  • Registos de contacto com o paciente – Sempre que existe um contacto com o paciente por chamada ou outra via, a receção pode registar essa interação na Ficha de Paciente. Por exemplo, caso o paciente ligue para desmarcar a consulta, na receção é possível anotar o motivo pelo qual este desmarcou. Ou no caso de ser a clínica a contactar o paciente para lhe pedir que traga algum tipo de exames, fica também um registo.

Conclusão

O NewSoft DS é um software de gestão clínica extremamente completo para que possa controlar todos os aspetos clínicos, logísticos e financeiros da clínica. A Ficha de Paciente do NewSoft DS acaba por ser o “coração do programa”.

Neste artigo listamos algumas das funcionalidades deste menu. No entanto, há muito mais que pode fazer ainda dentro desta área. Pode conhecer o NewSoft DS em detalhe neste artigo.

Se quiser aprofundar o seu conhecimento sobre este menu ou sobre outras funções do programa, consulte o nosso serviço de formação especializada – a NewSoft Academy e agende já a sua formação connosco em formacao@imaginasoft.pt

1 thought on “Conheça a Ficha de Paciente do NewSoft DS”

  1. Pingback: 8 motivos para usar o NewSoft DS na gestão da sua clínica

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.