Equipa-médica-feliz

Mantenha a sua equipa clínica motivada com estas dicas

Em qualquer empresa ou setor, uma equipa motivada é uma equipa mais produtiva. Nas clínicas médicas ou dentárias acontece o mesmo.

Como tal, é necessário que os colaboradores se sintam incentivados a fazer o melhor trabalho possível, ajudando, assim, a clínica a atingir os seus objetivos. Neste artigo, falamos de 4 fatores que contribuem para um ambiente de trabalho mais positivo.

1. Lidere com respeito e empatia

Ter um bom gestor à frente da clínica é essencial. A má gestão é um dos principais motivos que leva um colaborador a sair.

Respeite sempre os funcionários e lidere com base na honestidade. Comunique de forma clara o que pretende e, em situações de stress ou descontentamento, procure perceber o lado do colaborador. Além disso, seja compreensivo com eventuais problemas pessoais e demonstre o seu apoio.

Peça feedback a todos os membros da clínica, desde o médico, até ao assistente e rececionista. É importante que todos os funcionários estejam envolvidos e entendam claramente os objetivos da clínica e o que têm de fazer para alcança-los.

2. Aposte na formação

Dê formação aos colaboradores, sobretudo quando estes entram na clínica. O conhecimento não é definitivo e é essencial que a clínica se mantenha atualizada nesse sentido. A participação em conferências médicas, palestras, workshops, cursos intensivos, é uma forma de o fazer.

A formação regular permite a otimização dos processos internos e uma melhor gestão. Por outro lado, estar a par das tendências, saber o que a concorrência está a fazer e quais as melhores práticas é fundamental para se manter relevante no setor.

3. Não sobrecarregue os colaboradores

Cada vez mais se fala da importância da saúde mental, até porque um dos problemas do século XXI é o burnout dos funcionários ou o chamado “stress profissional”.

O burnout é definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “um sentimento de exaustão, cinismo ou sentimentos negativistas ligados ao trabalho e eficácia profissional reduzida”.

Assim sendo, é essencial distribuir as tarefas de forma organizada e respeitar os horários dos funcionários. Neste caso, a utilização de um software de gestão clínica como o NewSoft DS pode ajudar a clínica. Muitas das tarefas serão automatizadas e realizadas mais rapidamente e a possibilidade de erro será menor. Pode ler mais sobre as funcionalidades do NewSoft DS neste artigo.

4. Reconheça e recompense um bom trabalho

Outra forma de manter a equipa clínica motivada é reconhecendo o seu bom trabalho. É preciso referir quando algo não correu tão bem, mas também quando foi um sucesso. As críticas devem ser positivas e/ou construtivas.

Além disso, especialmente se tiver uma clínica maior, pode criar um sistema de recompensas. Dar um bónus uma vez por ano se os objetivos forem alcançados; implementar um sistema de comissões ou oferecer descontos nos tratamentos podem ser ideias a seguir.

O que achou do artigo? Há mais aspetos que têm impacto na motivação da equipa clínica? Se gostou do artigo, comente e partilhe.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top