Jovem-a-mexer-no-telemóvel

Porquê usar SMS na comunicação com o paciente?

Hoje em dia é cada vez mais difícil captar a atenção das pessoas e comunicar a nossa mensagem de forma eficiente. No caso das clínicas, chegar ao paciente também pode ser um desafio.

Usar SMS na comunicação com o paciente traz várias vantagens, tanto para a clínica como para o paciente. Desde a personalização, até à redução de custos, há vários motivos para começar a utilizar este canal.

Neste artigo damos-lhe 5 razões para usar mensagens de texto para comunicar com os seus pacientes.

1. Reduz as faltas dos pacientes

Um dos grandes problemas das clínicas é o número de pacientes que falta às consultas, sem qualquer aviso. Em artigos anteriores, já vimos que o esquecimento é o principal motivo que leva um paciente a faltar a uma consulta.

Uma forma de resolver este problema é utilizando SMS para relembrar o paciente da sua consulta. Ao utilizar este serviço consegue reduzir até 60% o número de pacientes que faltam sem avisar.

2. Comunica de forma mais rápida e direta

Embora uma chamada ou um e-mail também sejam boas formas de chegar ao seu paciente, o SMS funciona ainda melhor.

Em comparação com uma chamada, o SMS é mais rápido, direto e a informação fica registada para o paciente poder consultar mais tarde. Além disso, se quiser contactar vários pacientes no mesmo dia, é muito mais fácil para o rececionista enviar um conjunto de SMS automáticos do que ligar para todos os pacientes.

Comparativamente ao e-mail, o SMS tem uma taxa de leitura bastante superior. Enquanto que a taxa de abertura de uma mensagem de texto é à volta de 98%, a de um e-mail é de 20%. Isto porque um SMS demora no máximo 7 segundos a ser recebido e mais de 90% das pessoas abre as mensagens até 3 minutos depois de as ter recebido. Pode consultar mais estatísticas aqui.

3. Reduz custos e aumenta a produtividade

Outra das grandes vantagens é a redução de custos para a clínica. Esta poupança acontece de duas formas:

Por um lado, ao diminuir o número de pacientes que faltam a consultas sem aviso, consegue fazer uma gestão das consultas marcadas de forma mais eficiente e evita espaços livres desnecessários. Caso um paciente desmarque a consulta, como sabe atempadamente que o paciente vai faltar, consegue contactar outros pacientes para preencher a vaga livre.

Por outro lado, um pack de SMS tem um custo por mensagem muito mais baixo do que o custo por chamada telefónica. Ao utilizar um serviço de envios automáticos, poupa também na sua conta telefónica. Além disso, entre 75 a 85% das pessoas, prefere receber uma mensagem de texto do que uma chamada.

Além da redução de custos, ao automatizar este contacto com o paciente, facilita as tarefas da receção e permite que os seus colaboradores se foquem em tarefas mais exigentes do que a confirmação de consultas.

4. Centraliza a informação no seu software de gestão clínica

Outra das grandes vantagens de usar SMS na comunicação com o paciente é o facto de este serviço ser totalmente automatizado. No caso do NewSoft DS, pode personalizar os diferentes tipos de mensagem que deseja enviar e envia-las automaticamente na data e hora que definiu para os pacientes que indicou.

Se quiser tirar total proveito desta ferramenta, pode também optar por utilizar o canal bidirecional. O canal bidirecional permite ao paciente responder “SIM” ou “NÃO” à mensagem da clínica. Pode, por exemplo, enviar uma mensagem a relembrar o paciente de uma consulta e pedir-lhe para ele responder “SIM”, caso vá comparecer ou “NÃO”, caso precise de reagendar.

Se o paciente responder uma destas opções, o software faz automaticamente a atualização na agenda, facilitando este processo. No caso da resposta ser negativa, já sabe que precisa de contactar o paciente para definir uma nova data.

5. Aproxima-se dos seus pacientes

A personalização da comunicação é uma tendência em todos os setores. Faça o seu paciente sentir-se especial ao comunicar de forma diferenciada. As mensagens que enviar não têm de ser apenas a relembrar marcações, pode enviar outro tipo de informações mais relacionais.

Outro motivo para apostar neste canal é o aumento da notoriedade da sua clínica, que demonstra ser uma clínica digital e atual e estar a par com as tendências do mercado.

Alguns exemplos de mensagens que pode enviar ao seu paciente:

  1. Lembrete de consulta marcada;
  2. Lembrete para agendar nova consulta de controlo;
  3. Agradecimento após a primeira visita;
  4. Mensagens de aniversário;
  5. Mensagens de boas festas;
  6. Comunicação de alteração nos horários/datas de funcionamento da clínica;
  7. Divulgação de promoções especiais;
  8. Oferta de um desconto num tratamento ou próxima consulta;
  9. Questionários de satisfação (envio de URL);
  10. Agradecimento por ter referenciado um novo paciente.

Se tem interesse neste serviço, contacte-nos para mais informações em info@imaginasoft.pt e descubra o plano de SMS mais adequado para a sua clínica. Comece já a utilizar o NewSoft DS não só na gestão da clínica, mas também na comunicação com o paciente.

Se gostou do artigo, aproveite para comentar e partilhar.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top