Médica a usar um scanner intraoral

Porquê usar um scanner intraoral nas suas consultas?

A Medicina Dentária e as tecnologias utilizadas têm vindo a evoluir para facilitar o trabalho de médico dentista e melhorar a experiência dos pacientes.

Uma das tecnologias que é cada vez mais procurada é a utilização de scanners intraorais para impressões dentárias. O scanner intraoral tem várias aplicações na Odontologia – restaurações, diagnóstico, customização das próteses, cirurgia e Ortodontia.

Neste artigo vamos explorar as principais vantagens de usar esta ferramenta durante as suas consultas.

1. Maior conforto para os pacientes

Em primeiro lugar, uma das grandes vantagens desta tecnologia é a melhoria da experiência do paciente. Isto porque a forma tradicional de fazer impressões causava muitas vezes desconforto e uma sensação de vómito ao paciente.

Com um scanner intraoral essa parte é totalmente evitada. Não é necessário preparar nem limpar a boca do paciente depois do scan.

2. Rapidez

Este tipo de técnica permite ao médico fazer os moldes muito mais rapidamente, reduzindo o tempo que o paciente passa na cadeira e aumentando o número de pacientes que consegue atender num dia.

3. Segurança

Outra das grandes vantagens é a segurança dos scanners, que não emitem qualquer tipo de radiação. É mais seguro para o paciente e para o médico.

4. Simplicidade

Todo o processo de captação de imagem acaba por ser muito mais simples, uma vez que, caso o dentista não esteja satisfeito com algum detalhe da impressão, consegue corrigi-lo no momento, não sendo preciso repetir todo o scan depois.

5. Maior precisão

Os scanners intraorais captam a forma exata dos dentes e cada detalhe, de forma a criar uma imagem 3D precisa.

A probabilidade de erro é muito menor, já que não permite que surjam distorções e bolhas no molde, por exemplo. Assim sendo, muito dificilmente será necessário repetir um molde, como acontecia antes.

6. Facilidade de comunicação com o paciente

Mostrar a boca em 3D ao paciente é outro dos benefícios. Os pacientes gostam de conseguir visualizar a sua boca e sentem-se automaticamente mais envolvidos e conscientes da necessidade de seguir os tratamentos recomendados.

7. Representação mais realista

Grande parte dos scanners intraorais gera imagens em tons reais, o que faz com que seja mais fácil detetar certos problemas nos dentes ou gengiva.

8. Facilidade da colaboração com os laboratórios

Além disso, torna-se muito mais fácil e rápido partilhar o scan imediatamente com os laboratórios, uma vez que todo o processo é digital. Deixa de ter de enviar os moldes físicos e ainda reduz esses custos.

9. Tecnologia mais sustentável

Esta tecnologia é extremamente amiga do ambiente, pois produz muito pouco desperdício. As pontas do scanner são desinfetadas através do sistema de autoclave, o que permite reutilizá-las várias vezes.

10. Maior retorno financeiro

O retorno deste investimento é fácil de verificar. Por um lado, diminui os custos de materiais, desinfeção e o tempo gasto em cada consulta. Por outro lado, aumenta a aceitação dos planos de tratamento, ganha tempo para atender mais pacientes por dia e conquista novos pacientes.

Conclusão

O scanner intraoral vai ser uma ferramenta cada vez mais utilizada nas clínicas dentárias e facilita imenso o trabalho durante a consulta. Na Imaginasoft HS comercializamos vários scanners intraorais.

Agende uma demonstração connosco, sem qualquer compromisso, e descubra o que melhor se adapta às necessidades da sua clínica. Pode contactar-nos em info@imaginasoft.pt

Não espere mais para obter rapidamente impressões precisas e realistas, otimizar o tempo de consulta, melhorar a comunicação com os pacientes e aumentar a aceitação dos planos de tratamento!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.