Tendências na Medicina Dentária em 2023

Em 2023 vamos continuar a assistir a um foco na experiência do paciente e em formas de tornar o seu tratamento mais conveniente e confortável. Neste artigo falamos de algumas das tendências da Medicina Dentária para o ano de 2023.

1. Priorizar a conveniência dos pacientes

Tornar a experiência dos pacientes mais positiva e conveniente tem várias vertentes. De seguida exploramos algumas das ações que vão fazer a diferença no seu atendimento.

Pagamentos online e mobile

A facilidade dos pagamentos online é cada vez mais apreciada e utilizada pelos consumidores. Esta tendência chegou também à Medicina Dentária e às clínicas. Permitir aos seus pacientes pagar online e oferecer vários métodos de pagamento são formas de melhorar o seu atendimento.

O pagamento com telemóveis, através de plataformas como MB Way, Google Pay ou Apple Wallet, será também cada vez mais comum e as clínicas devem preparar-se para responder a essa necessidade.

Agendamento online

O agendamento online e os portais de agendamento não são novos, mas serão cada vez mais comuns e utilizados. Disponíveis 24/7 funcionam como uma receção que nunca fecha, daí que os pacientes possam marcar a sua consulta quando tiverem tempo e em qualquer lugar, facilitando este processo. Conheça aqui outras vantagens dos portais de agendamento online.

Diferentes modalidades de pagamento

Apresentar diferentes modalidades de pagamento mantém-se como um dos caminhos a seguir, especialmente com o aumento do custo de vida que se tem vindo a sentir e que continuará em 2023. Criar planos de pagamento internos customizados às necessidades dos pacientes que não têm qualquer tipo de seguro também será cada vez mais comum.

Formulários digitais

A substituição do papel e a digitalização dos processos também será para continuar. Deixar os pacientes preencherem os seus dados digitalmente na receção ou até mesmo em casa antes da consulta irá facilitar o tratamento e análise dos mesmos.

Descubra o Digital Docs – a plataforma NewSoft DS para o preenchimento de questionários, consentimentos e consulta de orçamentos de forma digital.

Alargamento do horário de funcionamento e atendimento no próprio dia

Outra forma de facilitar a vida dos seus pacientes é alargando os horários de funcionamento da clínica para que possam visitar a clínica fora do típico horário das 9h00 às 19h00. Se tiver a possibilidade de guardar algumas vagas ou um gabinete para o atendimento no próprio dia, ainda melhor.

Educação do paciente

Reservar a parte inicial da consulta ou mesmo marcar uma consulta apenas para conversar com o paciente será cada vez mais comum. A educação dos pacientes é uma parte fundamental do seu tratamento e é importante trabalhar a relação-paciente e deixar o paciente à vontade para discutir o seu histórico, tratamentos, expectativas, custos e mais.  

Utilizar ferramentas que facilitem este aconselhamento e que ajudem o paciente a compreender o diagnóstico e a visualizar resultados também estarão cada vez mais presentes.

2. Impressão 3D

A impressão 3D continua a crescer em todos os setores, incluindo o da Medicina Dentária. Esta tecnologia torna a criação de próteses ou coroas, por exemplo, muito mais rápida. O material utilizado mais comum é a resina porque apresenta um acabamento de grande qualidade e tanto pode ser utilizado em soluções mais temporárias como de maior duração.

3. Impressões e moldes digitais

As impressões digitais têm sido cada vez mais utilizadas para facilitar a captura da boca de forma imediata, precisa e mais confortável para o paciente.

Do lado da clínica, os dentistas conseguem digitalizar rapidamente os tecidos moles e duros da boca, do lado dos laboratórios também se simplifica o processo, já que podem começar a trabalhar nos moldes no próprio dia.

4. Tecnologia Laser

O uso de tecnologias pouco invasivas e indolores será uma realidade cada vez mais presente. A tecnologia laser, sendo o laser díodo o mais utilizado, permite reparar cavidades e alguns problemas nas gengivas.

5. Inteligência artificial (IA)

A Inteligência Artificial tem ganho força em todas as indústrias. Na Medicina Dentária, uma das principais vantagens é o apoio no diagnóstico do paciente e na identificação de riscos e previsão de resultados.

6. Telemedicina

Apesar de ter certas limitações no caso da Medicina Dentária, a Telemedicina continua a evoluir desde o início da pandemia de Covid-19. Nesta área, este tipo de consulta é mais útil para pré-avaliações / primeiras impressões.

7. Sustentabilidade

A importância da sustentabilidade na Medicina Dentária também tem sido amplamente falada nos últimos anos. As clínicas têm tentado reduzir a sua pegada ecológica ao optar por materiais mais sustentáveis e com menor impacto. Neste artigo pode descobrir várias dicas sobre como gerir a sua clínica de forma mais verde.

Conclusão

2023 trará novos desafios e práticas. Acompanhe o nosso blog para estar a par das tendências e continuar a melhorar a sua clínica, tornando-a cada vez mais organizada e eficiente.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.